Por que ler?

Antes de começar nossa jornada, vale a pena perguntar para onde estamos indo. Afinal, como diz o ditado, "não há vento favorável para o marinheiro que não sabe onde quer ir".

Assim, antes de iniciar uma nova leitura, entenda o motivo pelo qual você está lendo. Isso vai melhorar sua concentração, resiliência e memória na leitura e vai economizar seu tempo. Se perceber que a leitura não está atingindo objetivo, ela poderá ser abandonada.

Os motivos para a leitura de um livro específico são tão variados quantos próprios livros. Posso ler para me divertir, para melhorar o meu trabalho, para localizar uma informação relevante, para aprender uma nova língua ou aumentar meu vocabulário, para me convencer ou convencer os outros, para ganhar erudição ou para demonstrá-la, por curiosidade ou por vaidade, por devoção interesse científico. Tudo depende do livro em questão.

Esse artigo, no entanto, foca nas razões mais genéricas: por que ler livros, em geral, e não por que ler um livro em particular. Em outras palavras: qual a utilidade que pode ser obtida dos livros em geral? "Ler por prazer" é excelente, mas seria uma resposta um tanto simplória, pois serve para qualquer coisa: você pode passear com seu cachorro, assistir televisão e colocar um pouco de pimenta no feijão "por prazer".

Eis algumas razões que me ocorrem.


1. Aumentar seu vocabulário

Essa é uma vantagem óbvia: aprender novas palavras e o contexto em que estão inseridos. A expansão do vocabulário ajuda não só a leitura de outros textos, mas também a expressão de suas próprias ideias de uma forma mais clara e precisa. Nós pensamos por meio de palavras; aprender novas palavras possibilita novos pensamentos e estimula sua criatividade.

2. Aumentar suas experiências

Cada um de nós tem experiência de vida limitada. Por meio dos livros, nós podemos acessar a experiência de outras pessoas - muitas vezes, pessoas completamente diferentes de nós, que viveram em lugares distantes, tanto no tempo quanto no espaço. Podemos experimentar o medo sem estar em perigo, conhecer lugares diferentes sem viajar, e escutar conversas de pessoas que já se foram ou nunca existiram. 

3. Aumentar seu conhecimento

Da mesma forma, ler aumenta nossa exposição a novas de informações e pontos de vista. Há campos inteiros a desbravar: filosofia, economia, psicologia, história, saúde, finanças, etc. Às vezes, além de aprender coisas novas, você pode aprender como fazer coisas novas - e até mudar sua vida de uma forma significativa.

4 . Acessar informação condensada e organizada

Existem inúmeras formas de acessar informação no mundo contemporâneo: vídeos, jornais, ilustrações, podcasts, etc. Os livros são na forma especialmente condensada, organizada e filtrada: em muitos casos, passaram por inúmeras revisões tanto os autores quanto dos editores. Eles também são organizados e avaliados por meio de índices, bibliografias, análises, recomendações e resenhas.

Além disso, eles passaram pelo filtro do tempo, que jogou ao esquecimento muitos livros menos importantes (além de, infelizmente, alguns bem importantes). Isso é mais evidente nos livros clássicos, mas mesmo os livros novos passam por filtros temporais mais relevantes do que os jornais, revistas e maioria dos vídeos e textos que estão sendo consumidos na internet, TV, etc.

5. Aprofundar sua compreensão do mundo

De modo mais amplo, essa é a razão que engloba todas as outras. Ler não torna pessoas necessariamente mais inteligente ou bem-sucedidas, mas tem um enorme potencial de aumentar sua compreensão de forma geral.

Uma vez que entendemos porque estamos lendo, podemos passar para a próxima pergunta: o quê ler?

Adendo: benefícios neurológicos

Além dos pontos citados acima, muitas pesquisas têm apontado benefícios neurológicos da leitura, como retardar Alzheimer, demência e outras doenças neurodegenerativas. Pode auxiliar também na concentração, raciocínio, memória, senso crítico e até empatia. Como não é minha área, deixo de analisar esses estudos. Pessoalmente, acho bastante razoável acreditar que ler traga muitos benefícios ao cérebro.

Comments

Popular Posts