Sonhos Elétricos, de Philip K. Dick

Philip K. Dick (comumente abreviado PKD) é um dos maiores escritores da ficção científica. Suas obras inspiraram filmes como Blade Runner, O Vingador do Futuro, e Minority Report, entre outros. Além de romances célebres como "Ubik" e "O Homem do Castelo Alto", PKD é conhecido por seus contos de ficção científica com temas filosóficos.

Esta edição reúne os dez contos adaptados para a série de TV Electric Dreams, apresentados pelo roteirista de cada um dos episódios. Os textos abordam realidades paralelas e distópicas, a relação entre homens e máquinas além de outras temáticas ao gosto desse mestre da ficção científica. Um reflexo de sua maneira muito pessoal e desconfiada de ver o mundo. (da sinopse)

Os temas da coletânea são típicos de PKD: reflexões sobre a natureza da humanidade, da realidade, e da sociedade, por meio de contato com alienígenas, tecnologia avançada ou fenômenos sobrenaturais. É a história de pessoas relativamente comuns em situações que nos parecem estranhas, mas ao mesmo tempo nos fazem pensar sobre aspectos ignorados das nossas vidas mundanas.

A qualidade dos contos varia do razoável ao fantástico. Poucos estão no nível de obras-primas como “A Formiga Elétrica”, mas são todos muito interessantes, como é típico do autor, e pelo menos alguns são imperdíveis.

"Foster, você já morreu" é um conto emocionante sobre uma criança vivendo numa sociedade em que o medo da destruição completa é usada como uma ferramenta de marketing, e se proteger do apocalipse é a última moda. É provavelmente meu favorito da coletânea.

Claro que é um conto bastante fantasioso, de modo algum os benevolentes governos e grandes empresas do mundo real promoveriam uma histeria coletiva permanente, com  ampla pressão social, para controlar nossas ações e nos vender seus produtos... certo? Certo?

“O Enforcado Desconhecido” é uma reflexão sobre como a sanidade pode depender de convenções sociais, e o que acontece com um homem são quando o mundo todo parece ter enlouquecido.

Esses são provavelmente dois dos melhores contos de PKD que já li.

Em suma, se você gosta de contos de ficção científica, PKD é um autor espetacular e esse livro é uma boa amostra.

Um adendo: eu assisti parte da série de televisão (no Amazon Prime). Tem uma produção fantástica, atores excelentes e bons roteiros. A qualidade dos episódios varia, e alguns tendem a ser muito longos, mas eu recomendaria tanto o livro quanto a série, que está acima da média para séries do tipo.

Comments

Popular Posts