O beijo do Deus sombrio
O beijo do Deus sombrio (1934), de C.L. Moore, é um conto sobre Jirel de Joiry, uma guerreira (aparentemente) francesa que se vê derrotada em seu próprio reino e aprisionada por um inimigo maligno ansioso por humilhá-la. Tomada de ódio, ela decide descer ao Abismo infernal sob o castelo para encontrar uma arma útil contra seu rival...
Trata-se de uma excelente história, bem curta (são apenas 72 páginas na edição brasileira, que tem um tamanho menor que uma folha a5; tenho que dizer que o preço que vi hoje, cerca de quarenta reais, parece um pouco alto para um livro desse tamanho), situada num limiar entre a espada e feitiçaria e a fantasia sombria (ou sword & sorcery e dark fantasy).
A trama lembra Vermes da Terra, de Robert E. Howard. A escrita também é semelhante à de Howard (o criador de Conan) em tom, misturando ação com historia, fantasia e horror cósmico.
Jirel não é exatamente uma “Conan feminina”, nem uma princesa estereotipada, donzela ou amazona. Ela é forte e feroz, mas possui características distintas o suficiente para ser interessante. Por exemplo, ela é cristã e sabe plenamente que não está arriscando apenas a vida, mas também a alma — mesmo que tenha sucesso em sua missão. Além disso, é aparentemente a primeira protagonista feminina notável da sword & sorcery (provavelmente uma das melhores autoras femininas de S&S que já li também).
Entre as obras possivelmente inspiradas por REH, esta se destaca. O final é um pouco vago (provavelmente explicado na próxima história), mas fora isso poderia ser uma parte respeitável em qualquer coleção desse estilo. O ritmo é muito rápido, o cenário é interessante, e assim por diante.
Por algum motivo, pensei que esse livro fazia parte do Appendix N, mas, surpreendentemente, não faz. Seria uma boa adição por vários motivos: época de publicação, tema, qualidade. É melhor que a média quando comparado aos outros livros da lista. Só posso supor que Gygax não o tenha lido ou não tenha gostado.
É um livro curto, então não há motivo para escrever uma resenha longa. Talvez eu faça isso depois de ler os outros livros da série.
Por enquanto, só recomendo que você confira!


Comments
Post a Comment